Foto: Alexandre Amarante/Lid. PDT na Câmara
Por Wellington Penalva
02/07/2024
Parceria fortalece laços com China e estabelece diretrizes para capacitação e modernização tecnológica
No último sábado, a sede do PDT, em Brasília, foi palco de um importante encontro com uma comitiva do Partido Comunista Chinês (PCCh). O evento marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e a instituição chinesa.
O objetivo da reunião foi fortalecer os laços entre os partidos e promover ações conjuntas para a capacitação de gestores, modernização tecnológica e incentivo à economia circular. A parceria visa fomentar a eficiência, a transparência pública e a excelência na gestão de políticas públicas.
A parceria entre PDT e PCCh conta com mais de uma década, tendo sido iniciada ainda em 2013. Tendo em vista que os chineses tem como principio fundamental servir ao povo, é evidente que as duas instituições tenham grande afinidade e sintonia para lidar com o aperfeiçoamento da coisa pública.
De acordo com o vice-chanceler da Academia Nacional de Governança da China, Gong Weibin, “o PCCh enfrentou os mesmos desafios que o PDT e hoje assumimos as mesmas doutrinas. Tudo isso faz parte do mesmo alicerce que sustenta nossa cooperação e a nossa luta”, disse na reunião.
Durante o evento, Manoel Dias, presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, ressaltou a relevância da parceria: “Ao firmarmos estes acordos, reafirmamos os laços de compartilharmos conhecimentos, experiências e apontarmos novas perspectivas de um mundo melhor, do socialismo de cada nação, de cada povo, respeitando as diversidades culturais, cada história, cada autonomia e com geração de riquezas e crescimento que devem ser compartilhados e usufruídos por todos”.
Além dos membros do PCCh e pedetistas ligados à Fundação, incluindo os líderes chinês e brasileiro, o encontro contou com a presença do deputado federal Dorinaldo Malafaia (AP) e o deputado estadual Rodrigo Minotto (SC).
Em sua participação, Minotto destacou a criação da Frente Parlamentar Santa Catarina – China, reforçando o compromisso com a cooperação internacional. Dorinaldo Malafaia representou as bancadas do PDT no Congresso Nacional, enfatizando a importância do evento para o fortalecimento das relações bilaterais.
Vale lembrar que a parceria firmada pelo PDT tem em conta, além da questão ideológica, os resultados obtidos pelos chineses em seu país. Desde que assumiu o poder, o PCCh promoveu mudanças fundamentais no Estado e na atenção ao cidadão. Hoje, a China conta com 100% dos seus adolescentes inseridos no sistema educacional, conta com o maior sistema previdenciário e de saúde do mundo, além de ter extinguido a miséria extrema da sua sociedade.
A reunião incluiu a exibição de um documentário institucional, exibindo a visita histórica de João Goulart à China, que destacou a solidez das relações entre os trabalhistas brasileiros e o PCCh.
“Admiramos muito os seus líderes citados [Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola] porque eles enfrentaram grandes pressões e superaram muitas dificuldades para guiar o povo brasileiro no caminho da prosperidade. Os conceitos do PDT são muito semelhantes aos conceitos do Partido Comunista da China”, afirmou o vice-chanceler chinês.
Com esse acordo, espera-se um ambiente normativo e institucional favorável à economia circular, além de ações que promovam a inovação, a educação e a geração de competências para um desenvolvimento sustentável.