O COLUNISTA DIZ...

Jonatan Fogaça

Jonatan Fogaça é metalúrgico, presidente da Comissão Provisória do Movimento Sindical do PDT em Caxias do Sul (RS) e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos local. Enquanto universitário, o pedetista foi coordenador do Centro

PDT se oxigenando

Se compararmos a política com o Futebol, podemos dizer que o PDT é o partido que melhor vem se reforçando, à começar pelas filiações de Ciro e Cid Gomes pelo presidente Carlos Lupi. Mas também, como se a política fosse um grande garimpo, a base do partido vem trabalhando na articulação de filiações estratégicas para o projeto partidário popular de ter candidatura à Presidência da República.

Não é mais surpresa que sindicalistas do porte de Antônio Neto procurem no PDT seu instrumento partidário de luta em defesa da classe trabalhadora.

Nesse contexto, o PDT mineiro recebeu Karina Patrício. Falar das qualificações da Karina é muito fácil pra mim, pois à conheci na luta pelo Brasil em território argentino. É uma militante peronista nas áreas universitária e territorial.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (revalidação), mestra em Relações Internacionais pela unidade acadêmica de Buenos Aires da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e doutoranda em Direito pela Universidade de Durham (Reino Unido).

Trabalhou ainda na gestão de Cristina Kirchner na ORSNA, se organizou na Campora, quando ainda mantinha sua filiação partidária no PT aqui no Brasil. Na terra do tango, estudou a política Argentina e se assumiu Peronista e Kirchnerista.

Defensora de uma política econômica protecionista, essa lutadora é uma entusiasta do legado de Getúlio Vargas e de Leonel Brizola. Crítica das teses udenistas sobre o “populismo”, sempre compreendeu o Trabalhismo como uma teoria nativa e parte do nosso processo civilizatório latino americano – fundamental para a superação do neoliberalismo.

O PDT ganha muito com a filiação dessa grande mulher, intelectual e militante popular Trabalhista.

Partido com passado, presente e muito futuro.

Recentes de Jonatan Fogaça

COMENTÁRIOS