O COLUNISTA DIZ...

Joel Penha

Sem descrição sobre o Autor

Democracia étnico-racial, sim

O Estatuto da Igualdade Racial brasileiro completou, no último dia 20 de julho, 7 anos de vigência. É um marco da legislação que tem por objetivo garantir à população negra seus direitos como cidadãos e a devida reparação histórica. Apesar dos avanços mínimos, as estatísticas atuais são gritantes: de cada dez jovens assassinados, sete são negros, e mais de 48% da população negra está em trabalhos informais.

As políticas de governo e estado têm fracassado no enfrentamento das desigualdades. Os negros são mais da metade da população brasileira, sendo 52,9% (pretos e pardos). Diante dessa realidade, precisamos retomar a discussão e a mobilização nacional por uma política efetiva de promoção da igualdade no Brasil.

Nós, do Movimento Negro do PDT, vamos reagir e preparar um plano eficiente de implementação do Estatuto, pois somos pioneiros na luta por nossos direitos. Martin Luther King disse: “A liberdade jamais será dada pelo opressor. Ela tem que ser conquistada pelo oprimido”.

Esse é o momento de avançar em nome de Abdias do Nascimento. Vamos construir a verdadeira democracia racial, eleger Ciro Gomes e iniciar uma nova história.

Recentes de Joel Penha

COMENTÁRIOS