07 AUG 17

Manoel Dias defende união da esquerda contra avanço neoliberal

Análise foi feita durante o seminário “República e Democracia”, em São Paulo

*Por Bruno Ribeiro

Brasília, 7/8/2017 – “As forças de esquerda precisam estar mobilizadas e integradas para enfrentar o avanço da direita reacionária que tomou o poder”, afirmou o secretário-geral do PDT e presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) ao participar do seminário “República e Democracia”, que foi realizado hoje (7), em São Paulo (SP), pela Fundação Friedrich Ebert (FES).

Na mesa de abertura, que abordou “os partidos, a República e a democracia” e foi mediada pelo ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, Dias exaltou o legado de Getúlio Vargas ao lado da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, e do vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B), Valter Sorrentino. “Vargas foi um estadista que quebrou barreiras e colocou o Brasil no rumo do desenvolvimento. Foi o salto de uma nação provincial para o patamar de potência mundial”, recordou.

O pedetista disse ainda que movimento neoliberal é cíclico no Brasil e, por isso, repete o processo repressor de direitos que marcou a história nacional no século passado. “Sempre que um governo socialista avança e dignifica a realidade do nosso povo, a ira da elite brasileira é despertarda e recai em forma de golpe. Foi assim com Getúlio Vargas, João Goulart e, mais recentemente, com Dilma Rousseff”, analisou.

Ao contextualizar com o atual momento vivido pelo seu partido, que reforça a pré-candidatura de Ciro Gomes a presidente da República, Dias, que foi ministro do Trabalho e Emprego, reafirma o compromisso com o Trabalhismo. “Nós, do PDT, seguimos firmes na defesa das nossas bandeiras. A educação, como dizia Leonel Brizola, é o caminho para emancipação do povo. Por isso, vamos lutar nas ruas e nas urnas para defender o legítimo estado democrático de direito. Fora Temer. Eleições gerais e direitas, já”, completou Dias, que estava acompanhado do secretário de Nucleação da FLB-AP, Luizinho Martins.

O evento, realizado em conjunto com o Instituto Novos Paradigmas e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, contou com também com as participações de diversos parlamentares, intelectuais e militantes.

Galeria de fotos

Bruno Ribeiro

Secretário de Comunicação da FLB-AP.

COMENTÁRIOS