07 MAY 18

Juventude Socialista conquista presidência da UMES de Duque de Caxias (RJ)

“Nosso primeiro congresso coloca em pauta as dificuldades dos estudantes no seu dia a dia”, afirmou Giovanna Rodrigues

*Por Fabio Pequeno e Leonardo Rocha

Rio de Janeiro, 7/5/2018 – Em uma plenária em que os discursos fortes prevaleceram na defesa da participação da juventude na tomada da política para transformar e garantir a mudança da sociedade, a estudante secundarista Giovanna Rodrigues foi eleita, no último sábado (5), presidenta da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ao longo do dia, a jovem participou, ao lado de outros estudantes das escolas daquele município, de atividades sobre o empoderamento da juventude, reformas na educação, direitos humanos, entre outros temas.

Giovanna, que estuda no Colégio Estadual Círculo Operário e ingressou na Juventude Socialista do PDT em meados de 2016, acumulou experiência como militante estudantil para enfrentar a difícil missão de liderar jovens de uma das cidades mais importantes do Rio de Janeiro – terceiro colégio eleitoral do estado-, mas que ainda enfrenta uma negativa realidade para a juventude.

Para a presidenta eleita, um evento como este tende a fortalecer o movimento estudantil contra as perseguições que a juventude de escola pública e desassistida sofre, pela omissão do município.

“Nosso primeiro congresso coloca em pauta as dificuldades dos estudantes no seu dia a dia, como direções autoritárias e desrespeito ao passe livre; por isto, nossa agenda será de – todos os dias – construir grêmios e atos em defesa dos estudantes”, explica Giovanna.

O evento contou com a participação do vice-presidente estadual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Everton Gomes, responsável por apresentar a palestra sobre “Protagonismo na juventude na mudança do Brasil”; de Natália Moraes e Natália Barbosa, presidente da JS Carioca e professora da rede municipal, respectivamente, que falaram sobre “Diversidade e Mulheres”, e Vitor Del Rei, que analisou “O papel do jovem negro na sociedade”.

Galeria de fotos

Bruno Ribeiro

Secretário Nacional de Comunicação da FLB-AP.

COMENTÁRIOS