29 NOV 18

Movimentos sociais do PDT valorizam legado no Dia da Consciência Negra, em Porto Velho

Com palestras e debates, iniciativa mobilizou dezenas de militantes na capital

*Por Antônio Neto

Na resistência pelo fim do racismo e discriminação, o Partido Democrático Trabalhista de Rondônia, através dos movimentos Negro, Cultural Darci Ribeiro e Ação Mulher Trabalhista, organizou palestras, no último dia 20, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Com a mobilização de dezenas de militantes, a ação realizada na Biblioteca Francisco Meireles, no centro da Capital Porto Velho, contou com debates sobre o histórico de lutas do Movimento Negro do PDT, destacando o legado de Abdias Nascimento, Dra. Edialeda, Carlos Alberto de Oliveira Caó e Lélia Gonzalez.

Na sequência foram abordados temas como as políticas de promoção da igualdade racial e o impacto do racismo na vida das mulheres e o povoamento negro no estado a partir das participações do presidente do Movimento Negro do PDT de Rondônia, Antônio Neto, de Rosa Negra e do professor, Uilian Nogueira.

Para Antonio Neto, o ciclo de palestras foi relevante “pois o país que precisa reconhecer os atos irreparáveis que a escravidão trouxe aos negros”.

“É preciso, de forma pedagógica, mostrar à sociedade, como um todo, a importância da população negra na construção e formação do nosso país”, garantiu, ao citar a importância da divulgação do Curso de Políticas de Igualdade Racial, que é on-line e gratuito na plataforma ULB (www.ulb.org.br).

A secretária-geral do PDT estadual, Marli Mendonça, destacou, em seu pronunciamento, que os movimentos do partido têm desenvolvido um trabalho de base que envolve toda militância em defesa das causas sociais a partir do apoio do presidente estadual, senador Acir Gurgacz.

“Estamos atentos e desenvolvendo atividades na busca de uma sociedade justa e igualitária, destacando nossas lutas contra o feminicídio entre as mulheres negras, que cresce a cada ano, bem como a violência contra nossa juventude negra”, concluiu Marli.

Bruno Ribeiro

Secretário Nacional de Comunicação da FLB-AP.

COMENTÁRIOS