Jane Lopes – Administradora, Bancária, Coord. Núcleo de Base Estadual ATIVAÇÃO PDT, Mobilizadora Politize! Porto Alegre-RS, Conselheira Politize! Nacional, Coord. Nacional Politize! Núcleo Mulheres, Colaboradora do Núcleo de Base Nacional Comunica PDT
Em 2020, após dois anos de pesquisas e estudos buscando um partido para me filiar e trabalhar pela manutenção e fortalecimento da democracia, escolhi o PDT.
Demorei dois anos porque buscava um partido que tivesse lastro, história, pessoas de valores sólidos, que não estivessem envolvidos em corrupções, omissões benéficas a si próprios e que valorizassem os trabalhadores, força motriz e criativa do país e do mundo, além de ser um partido que fosse ousado e progressista estando conectado com as mudanças culturais, comportamentais e sociológicas, enfim, um partido antenado, atual, ligado pelo fio condutor da história de lutas, progressos e conquistas ao mesmo tempo que vive o presente construindo um futuro mais humano e equânime onde homens e mulheres são tratados com isonomia, respeito e dignidade, onde as diversidades são respeitadas e estimuladas em aflorar suas potencialidades latentes.
No PDT encontrei esse ambiente, onde as mulheres caminham juntas, se preparam e se predispõem a busca da paridade na política, assim como é na vida, em nossos lares, no trabalho e nos espaços que queremos estar, mulheres essas que viram suas mães e seus pais e/ou seus avós lutarem pela democracia, fazerem o partido, trazem consigo experiências em gestão de Diretórios, Movimentos Executivos, Legislativos e Secretarias dos Municípios, Estados, e do País, com projetos significativos executados pelo bem da coletividade.
No PDT as diversidades de etnia, gênero, idade, pluralidade de opiniões e a liberdade de ideias são acolhidas e estimuladas, os jovens questionam e trazem reflexão e inovação para a vida partidária, por existirem diversos canais onde podemos participar, nos manifestar e encontrar aqueles com quem temos afinidades, buscando quais caminhos queremos trilhar para essa jornada tão significativa.
No PDT encontrei Mulheres e Homens com valores e propósitos firmes, verdadeiros, pessoas que são os pilares do PDT, que fizeram e fazem um PDT para seus filhos, netos, bisnetos, amigos, vizinhos, para a posteridade, onde o fortalecimento da Democracia é o bem maior, pois grande parte deles viveram tempos obscuros onde foram privados de seu livre arbítrio, algo que hoje não valorizamos tanto, pois não vivemos a experiência de perdê-lo.
Ter responsabilidade com o futuro é um fator que nos impele a tomar decisões assertivas, mesmo que às vezes seja difícil passar o bastão de algo que se ama tanto, é necessário investir em formação de novas lideranças, pois o melhor líder é aquele que sua ausência não é sentida pela sua utilidade e sim por tudo aquilo que representa ou representou.
Hoje entendo que essas pessoas que são eternos presidentes de Comissões Provisórias, de Diretórios, de Movimentos, de Fundação, do PDT Nacional, todos têm o receio de que aquilo que cuidaram com tanto amor se descaracterize, caindo nas mãos de pessoas que não tem o mesmo amor e cuidado que tiveram ao longo da vida para chegar nos dias atuais com a qualidade e a ombridade que chegamos até aqui.
Confio que esta eleição de 2024 irá inundar nossas câmaras de vereadores e nossos executivos com Trabalhistas eleitos e eleitas pelo voto de cada cidadão consciente, estamos com excelentes opções de trabalhistas de todos os estratos sociais que se colocaram à disposição para concorrer pelo PDT representando as diversas pautas pelas quais lutamos.
Optei pelo PDT quando encontrei a ULB-AP, fiz meu acesso mesmo sem ser filiada ao partido, encontrei excelentes cursos na plataforma, muita história do povo brasileiro construída por ícones da política, assuntos diversos que estudei na faculdade e o preparatório para o Enem, já sabia que uma das principais bandeiras do PDT é a Educação, mas encontrar tanto conteúdo gratuito e acessível fortaleceu minha decisão.
A dedicação, a boa vontade, a fé e a resiliência dos Trabalhistas devem frutificar neste ano e nos anos vindouros através da boa política, onde cada filiado escolhe as causas pelas quais irão representar nosso povo através do compromisso de bem servir.
Pós-eleição já visualizo o PDT se renovando, com ânimo novo, com fluidez em sua comunicação interna e externa, com eleições internas nos diretórios, movimentos, comissões provisórias evoluindo p diretórios, com Democracia Interna, onde os movimentos trabalham juntos, interagindo e compartilhando ações efetivas, onde os diretórios abram plenárias mensais para todos os filiados se sentirem parte, se integrarem e se sentirem estimulados a contribuir o ano inteiro e não somente em vésperas de eleições.
A criação da revista EMBAUBA, da Tribuna Trabalhista, do CFGT- Centro de Formação de Gestores Trabalhistas, que rodou o país com o Circuito Trabalhista conectando e formando nossos candidatos, também temos a criação do Observatório de Gestão Trabalhista que nos atualizará com dados e exemplos de onde nossos Trabalhistas têm se destacado com projetos de sucesso na gestão, além do incentivo nas criações e manutenções dos Núcleos de Base, são importantes iniciativas que renovam nosso PDT, essa é a função da FLB-AP- Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini que foi criada com a importante missão de conectar, atualizar e formar os Trabalhistas para estarem aptos frente as importantes missões que cada um exerce.