RETOMADA DO MOVIMENTO INDÍGENA DO PDT

Seguindo os preceitos do seu programa, o PDT retoma a organização do movimento indígena.

Único partido político a eleger um índio como Deputado Federal, Mario Juruna em 1982, com 31 mil votos, pelo Estado do Rio de Janeiro.

Sua atuação teve enorme repercussão no Brasil e no Mundo.

Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio no Congresso Nacional, levando o problema indígena ao reconhecimento nacional.

Recebemos na sede Nacional do PDT em Brasília-DF, o cacique Doéthiro – nome que homenageia o espírito do primeiro homem da humanidade – do povo Yepâ Masa da linhagem do IMIKO NEKIL , o criador do Universo.

Nesta visita, o cacique amazonense da etnia do “Tucano” fez graves denúncias sobre a questão indígena no Brasil, e reiterou sua disposição em contribuir com o PDT na retomada do movimento indígena, uma vez que, reconhece no Trabalhismo o único partido capaz de representar a luta indígena.

Esta semana acontecerá a filiação do índio Rafael Weree, da etnia Xavante do estado do Mato Grosso, que esteve também presente na reunião.

O PDT é o partido de Leonel Brizola, de Darcy Ribeiro, de Mario Juruna e tem na sua história autoridade para retomar a luta dos povos indígenas massacrados por políticas retrógradas que só querem roubar as riquezas de seus verdadeiros donos.

Como disse uma vez o escritor uruguaio Eduardo Galeano “A Sorbone dá a Darcy Ribeiro o título de Doutor Honoris Causa, Ele aceita, diz, pelo mérito de seus fracassos. Darcy fracassou como antropólogo, porque os índios do Brasil continuam condenados à aniquilação. Fracassou como reitor de uma universidade que ele queria que fosse transformadora da realidade. Fracassou como ministro da Educação, num país que multiplica analfabetos. Fracassou como escritor que sonhou com proibir que a história se repita. Estes são os seus fracassos. Estas são as suas dignidades”.
flbap-admin