Realizada pelo PDT e pela FLB-AP, Escola de Candidatos reúne mais de 100 participantes no Rio de Janeiro–RJ

Por Elizângela Isaque
15/07/2024

Dando sequência à série de ações voltadas para a preparação dos quadros pedetistas que disputarão as eleições deste ano, o PDT e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Paqualini (FLB-AP) do Rio de janeiro realizaram, no último sábado (13), a edição 2024 da Escola de Candidatos. Com a presença do ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, mais de 100 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos prestigiaram o evento, que teve como tema “Trabalhismo mais forte nas Cidades, Brasil mais trabalhista”.

Organizado pelo vice-presidente da FLB-AP do Rio de Janeiro, Leo Lupi, com a colaboração da presidente estadual do PDT, deputada estadual Martha Rocha, o evento teve como objetivo capacitar os pré-candidatos pedetistas com conhecimento estratégicos em Marketing político e atualizá-los quanto às regras eleitorais, além de fornecer diversas dicas e orientações valiosas para uma campanha eleitoral alinhada com as últimas diretrizes do partido e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua contribuição, Lupi ressaltou a importância do evento para preparar a nova geração de pedetistas que ocuparão os cargos públicos, e convocou os pré-candidatos a tocarem sua campanha com convicção e, acima de tudo, com consciência acerca do diferencial do Trabalhismo.

” A gente tem de acreditar que a gente pode fazer a diferença. O título que a gente tem, passa. Se a gente não tiver consciência disso, a gente perde a nossa raiz, a nossa origem, a nossa natureza, e os compromissos da nossa natureza, da nossa origem da nossa raiz. E isso vocês não podem perder: quem são, de onde vieram. Não esquecer que quanto mais humilde for o cidadão, mais eles precisam da nossa ajuda”, alertou Lupi.

“Estou levantando essas questões, não para dar lição de moral em ninguém. Estou querendo criar um mecanismo de as pessoas entenderem qual é o nosso papel na política. Senão, não vale à pena. Não sejam candidatos somente pelo número e a quantidade de votos que vocês vão ter. É importante para o partido, é importante para vencer  a eleição, mas se não for para mudar a estrutura de poder que nós temos, não vale à pena”, asseverou o ministro.

O PDT em 2024: Crescer sem perder a essência

Martha Rocha, em suas colocações finais, manifestou o quanto a experiência do evento foi enriquecedora. A dirigente finalizou o ciclo de palestras com tema “O PDT em 2024: Crescer sem perder a essência”.

“O dia de hoje foi maravilhoso. Acho até difícil a gente encontrar um adjetivo para poder contextualizar o que aconteceu aqui no partido”, declarou a deputada, que agradeceu ao Leo Lupi pela organização e sintetizou o ensino transmitido por cada palestrante, dentre eles, Paulo Loiola, que falou sobre “Comunicação digital: o desafio da disputa nas redes”.

“A grande contribuição dele foi desmitificar o que é uma campanha eleitoral. Ele mostrou pra gente o seguinte: a gente tocar a nossa vida, com o nosso celular, o nosso banco de dados, e colocar a nossa campanha na rua, na certeza de que a gente está no melhor partido. A gente tem a melhor história política desse país e nós temos e teremos os melhores candidatos do país”, afirmou Martha Rocha.

Leo Lupi  também se disse satisfeito com o resultado da Escola de Candidatos, e enalteceu o seu importante papel para o fortalecimento das campanhas pedetistas sob o viés trabalhista.

“Eventos como esse mostram a importância da Fundação e do PDT oferecerem formação e qualificação para seus pré-candidatos. Tivemos uma grande adesão e interesse, com a vinda de pessoas de diferentes municípios do estado. Claramente, nossos pré-candidatos querem aprender e dialogar para realizarem campanhas de sucesso e alinhadas com os ideais do Trabalhismo”.

Diferencial do Trabalhismo

Um dos entusiastas de tudo o que foi transmitido no evento foi o secretário de Formação Política da FLB-AP/RJ, Lucas Álvaro, um dos palestrantes do dia, que destacou o diferencial do Trabalhismo pedetista na qualificação de seus quadros para o futuro do país.

“A mensagem foi clara: o PDT é um partido com programa, com soluções para o Brasil. Um partido que tem história, um partido que tem um legado a defender. Nós construímos o Brasil moderno, e acreditamos que os nossos candidatos e candidatas, a serem confirmados nas convenções espalhados por todo o Brasil, serão replicadores da mensagem de que o Trabalhismo é a saída dos grandes problemas nacionais, porque une quem trabalha e quem produz para encontrar soluções”, definiu.

Já o ex-desembargador, advogado e jornalista Siro Darlan, lembrou o fato de a Escola de Candidatos acontecer justamente no dia em que é comemorado o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (13 de julho), e afirmou a importância de os pré-candidatos “conhecerem a história do PDT, as origens do Trabalhismo, da democracia e do Socialismo que o PDT levanta como bandeira, assim como compromisso, sobretudo com as pessoas”, defende, ao mencionar os líderes históricos do partido.

“O nosso partido tem como compromisso de assegurar os direitos fundamentais de toda pessoa humana, e por isso, Leonel Brizola, nosso grande líder, nosso ícone, distribuiu escolas. Porque, através da Educação, nós podemos libertar o povo do jugo do colonialismo, daqueles que querem continuar escravizando o povo brasileiro e tirando proveito do trabalho do trabalhador e das riquezas do Brasil. Precisamos defender esses princípios, do Trabalhismo, da Democracia, e o respeito com as pessoas, começando com as crianças e adolescentes, que sempre foram a grande preocupação de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro e Alberto Pasqualini.

Assista abaixo à edição 2024 da Escola de Candidatos do Rio de Janeiro:

https://youtube.com/watch?v=M02CH0HLkx8%3Ffeature%3Doembed

Confira, na ordem, os temas abordados na Escola de Candidatos deste ano:

– “Trabalhismo, teoria e prática: como salvar o Brasil?” – com Lucas Alvares (Secretário de formação política da FLB-AP) e Siro Darlan (jurista)

– “Direito Eleitoral e as Eleições Municipais de 2024” – com Vânia Aieta (Advogada Eleitoral e Professora PPGD-UERJ)

– “Comunicação digital: o desafio da disputa nas redes” – com Paulo Loiola (Estrategista político – BaseLab)

– Encerramento: “O PDT em 2024: Crescer sem perder a essência” – com Martha Rocha (presidente do PDT-RJ) e Carlos Lupi (Ministro da Previdência Social)