Sobre

Nossa história começa muito antes do PDT existir enquanto sigla do Trabalhismo brasileiro. Foi João Marques Belchior Goulart, então Presidente do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, que convidou o prestigioso político e intelectual Alberto Pasqualini para organizar um Instituto para estudos Políticos, Econômicos e Sociais. Sua ideia era associar a formação política de quadros, a doutrinação ideológica e o estudo sobre temas relevantes para a sociedade.

Extintos os partidos políticos após o golpe civil/militar de 1964, na reorganização dos partidos e com a Anistia ao fim da década de 1970, o Trabalhismo Brasileiro se abriga no Partido Democrático Trabalhista.

E é no PDT que surge na década de 1980 o Instituto Alberto Pasqualini, um órgão de colaboração e aprimoramento da política para os militantes pedetistas, responsável pela formulação, execução e avaliação de projetos, estudos e pesquisas na área política, econômica, social, cultural e educacional e na promoção de cursos, seminários e oficinas voltados à formação e capacitação política dos quadros partidários, visando aprofundar o processo de reflexão crítica sobre temas incorporados ou não ao doutrinário trabalhista – socialista. Objetiva, ainda, estabelecer novos métodos e diretrizes de gestão partidária, integrando ações com estados, municípios e com as bancadas no Congresso Nacional.

Em 1997, seguindo a nova legislação, o PDT reformula o IAP, transformando-o em Fundação Alberto Pasqualini (FAP). Nesta nova fase, a FAP lança a publicação “Cadernos Pasqualini” e implanta a “Videoteca da FAP”, com produções e documentários de importantes líderes trabalhistas e socialistas com Francisco Julião, Beatriz Riff, Cibilis Vianna, Bocayuva Cunha, Luis Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, Neiva Moreira, Doutel de Andrade, entre outros. Com a estrutura de cursos e seminários realizados nacionalmente, a FAP consolida-se como importante órgão de cooperação e torna-se uma referência junto à militância pedetista de todo Brasil. Já em 2004, com o falecimento do líder e fundador do PDT Leonel Brizola, o partido aprova por unanimidade a incorporação do seu nome à Fundação que ajudou a criar. Assim, passou-se a chamar Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), mantendo-se as bases de organização e as diretrizes que norteiam sua ação política e partidária. A partir de 2010, com grande investimento em tecnologia e capital humano, o PDT instrumentaliza a FLB-AP na busca por maior interatividade e abrangência em suas atividades. Os cursos de formação e capacitação política oferecidos pela Universidade aberta Leonel Brizola (ULB) – via plataforma de Ensino a Distância (EaD) -, dinamizaram ainda mais a relação partido/militância, possibilitando ao aluno/cursista gerenciar seu próprio aprendizado, desenvolvendo sua autonomia e estimulando sua disciplina.

Aqui você encontrará o Estatuto da nossa instituição na íntegra para ler ou para baixar na versão PDF. Confira as nossas regras de funcionamento e a organização da FLB-AP.
Estatuto FLB-AP

Se você procurava algum conteúdo do site antigo da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini e não encontrou, acesse nosso arquivo contendo tudo o que fora produzido e publicado anteriormente.
Publicações antigas

Equipe

DIREÇÃO DA FLB-AP
Presidente – Manoel Dias
Vice-Presidente – André Peixoto Figueiredo Lima
Secretário-Geral – André Menegotto
Tesoureiro – Antonio Henrique de A. Filho
Secretário-Executivo – Ades Oliveira

CONSELHO CURADOR
Carlos Roberto Lupi — Presidente
Manoel Dias — Secretário
Marcelo de Oliveira Panella
Antônio Henrique de A. Filho
Nelton Miguel Friedrich
Angela Maria Rocha
Flávia Carreiro Albuquerque Morais
Martha Mesquita da Rocha
Francisco Flávio Torres de Araújo
Ligia Doutel de Andrade
Geraldo Tadeu Moreira Monteiro
Isabella M. de Roldão Fiorenzano
Osvaldo Peres Maneschy
Maria José Latge kwamme
Nelson Marconi
Fernando Barbosa
Joelma de Morais Santos

CONSELHO FISCAL
Elma Cerqueira De La Fuente
Eroídes Aparecida Lessa
Marli Rosa de Mendonça
Eleine Chaves Ferreira
Airton Costa do Amaral
William Rodrigues Dantas

CONSELHO EXECUTIVO
Manoel Dias — Presidente
André Peixoto Figueiredo Lima
André Roberto Menegotto
Antônio Henrique de A. Filho
Sirley Soares Soalheiro
Jorge Gomes O. Brand (Dep. Goura)
Maria Amélia de Souza Reis
Leonardo Rocha Lupi
Mara de Fátima Hofans

EQUIPE DE TRABALHO
Ades Oliveira
André Menegotto
Edevaldo Pereira
Henrique Matthiesen
João Cyrillo
Karina Crivellani
Leonardo Lupi
Nelton Friedrich
Pamela Fonseca
Rafael Machado
Shana Santos
Vinícius Drumond

Rolar para cima